Skip to content

Portal do Servidor SC – Contracheque e Recadastramento

portal-do-servidor-sc-1

O Portal do Servidor SC é uma plataforma virtual onde os servidores públicos podem ter acesso a diversas informações, como consulta de contracheque, informe de rendimentos, benefícios previdenciários, tempo de serviço, além de diversas outras opções.




O Servidor Público é contemplado pelo Portal do Servidor SC pois, desta forma, pode realizar consultas e solicitações de serviços de maneira totalmente virtual, além de verificar informes e avisos gerais do Governo.

Se antigamente o servidor estava à mercê de horas no trânsito e em filas, hoje pode realiza-los de forma muito mais cômoda e econômica – pela internet!

Um dos serviços mais requisitados no Portal do Servidor SC é a emissão de Contracheque, também conhecido como holerite. O contracheque é um documento comprobatório de renda, emitido mensalmente pelo empregador.

Ele pode ser solicitado para diversos fins, desde simples consultas salariais – já que nele estão todos os descontos que o empregado possui, como INSS – a fins cadastrais, aberturas de conta, dentre outros fins.




Além disso, por meio do portal do servidor pode-se ter acesso a programas como escola virtual, formulários, acompanhamento previdenciário, sistema de informatização, informações legislativas vigentes, perícias médicas, planos de saúde, além de mais uma infinidade de serviços!

Confira as informações abaixo:

portal-do-servidor-sc-1

Portal do Servidor SC – Como Emitir Contracheque Online

Para entrar no portal do servidor contracheque é muito fácil! O servidor precisa obter um acesso simples e solicitar o serviço que, no caso, é o contracheque.




Se você quer saber como entrar no portal do servidor, confira as instruções a seguir:

  • O primeiro passo é acessar o site oficial do portal do servidor SC.
  • Após entrar na homepage do portal, para emitir o contracheque SC, você precisa selecionar o seu órgão de pagamento no lado direto da página, sob o menu “Acesso às Consultas do Servidor”, conforme na imagem abaixo:

portal-do-servidor-sc-2

Os órgãos responsáveis podem ser COHAB, IPREV, além de órgãos inativos.

  • Após este processo, o servidor será redirecionado a uma nova página. Dependendo do órgão selecionado, o trabalhador deverá informar informações como CPF, senha ou matrículo.
  • Após preencher todas as informações solicitadas, clique em “Entrar”.

Se todas as informações preenchidas estiverem corretas o servidor será redirecionado ao Portal do servidor contracheque SC.

Como Consultar Contracheque no Portal

A partir das instruções mencionadas acima o servidor público de Santa Catarina pode realizar a emissão do seu próprio contracheque diretamente pelo portal.

Este é um benefício que a população passou a ter acesso após o processo de digitalização de muitos serviços públicos.

Isto contribui com a qualidade de atendimentos presenciais – já que os setores e unidades responsáveis pela emissão desses documentos podem direcionar os solicitantes para o ambiente virtual e, desta forma, desafogar os atendimentos – e, sendo assim, contribui também com a sociedade, direta e indiretamente.

Portal do Servidor – Informe de Rendimentos

Outro documento muito procurado no Portal do Servidor SC é o Informe de Rendimentos.

Este documento também é um comprobatório de renda, no entanto, de forma anual.

Ele é mais comumente utilizado para fins de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, mas também poderá ser solicitado em situações diversas.

Para que o servidor possa ter acesso a ele, deve entrar no Portal do Servidor SC;

No menu à direita da página, selecione o seu órgão de pagamento e, na página seguinte, preencha as informações solicitadas.

Após este processo, você poderá visualizar seu Informe de Rendimentos e salvá-lo ou imprimi-lo, se assim desejar.

portal-do-servidor-sc-3

Portal do Servidor SC – Recadastramento Anual

Um dos compromissos do servidor público inativo é fazer seu recadastramento anual.

Apenas desta forma o servidor poderá receber sua pensão, aposentadoria ou benefício que estiver recebendo.

Para fazer isso, o procedimento consiste em:

O Setorial recebe mensalmente os Boletins de Atualização Anual dos servidores inativos aniversariantes no mês subsequente, junto com os relatórios da folha de pagamento.

Os Boletins deverão ser encaminhados às unidades administrativas, conforme rotina existente.

Quando na realização do recadastramento o servidor inativo preenche os campos do Boletim que deverão ser alterados no Sistema.

Cabe ao Setorial entregar ao servidor recadastrado o comprovante de recadastramento.

O Setorial deverá registrar no Sistema as alterações cadastrais, se for o caso, bem como informar em campo específico a realização de recadastramento.