Skip to content

Portal do Servidor RN – Contracheque, Recadastramento

portal-do-servidor-rn

Com a informatização e digitalização das mídias, os estados brasileiros estão disponibilizando serviços como o Portal do Servidor RN.

Esta é uma forma de proporcionar diversos serviços aos funcionários públicos do Rio Grande do Norte e de todos os estados brasileiros, sem que eles sequer saiam de casa! De forma virtual, muitos serviços, informações e consultas podem ser realizadas por qualquer aparelho com acesso à internet!




Esta facilidade está disponível para servidores públicos que possuam senhas cadastradas no portal do servidor. Apenas desta forma o acesso pode ser feito!

No Rio Grande do Norte, o Portal do Servidor RN é o próprio SEARH – Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos. É por meio dele que os funcionários podem ter acesso aos serviços virtualmente.

O site disponibiliza informações como ações do governo, editais, informes e comunicados m geral, consulta contracheque, concursos, downloads disponíveis, transparência, ouvidoria, consulta de processos, legislação e mais uma infinidade de serviços.

A grande maioria destes serviços mencionados, anteriormente, só poderiam ser consultados de forma presencial, em setores de Recursos Humanos, Financeiro ou, no máximo, de forma telefônica!

O Portal do Servidor RN – SEARH pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, basta que o funcionário possua acesso à internet!

Confira abaixo:

portal-do-servidor-rn

Portal do Servidor RN – Como Emitir Contracheque Online

Embora o Portal do Servidor RN ofereça uma ampla gama de serviços, o mais acessado, sem dúvida, é a consulta de contracheque!




Isto acontece, pois, os funcionários podem se encontrar em diversas situações do cotidiano em que se deparam com a necessidade do contracheque.

O contracheque ou holerite é um documento utilizado para comprovar a renda mensal do empregado.

Portanto, ele pode ser solicitado em situações bancárias, empréstimos, solicitação de cartão de crédito, financiamento, abertura de crediários etc.

No contracheque, que é emitido pelo empregador, há o salário bruto do funcionário, bem como os benefícios e descontos que a folha de pagamento sofre.

Se você quer saber como entrar no Portal do Servidor e fazer a consulta de contracheque RN, confira as dicas.

Como Consultar Contracheque no Portal

Como mencionado, o site responsável por disponibilizar os serviços aos servidores é o SEARH.




Portanto, para acessar o portal do servidor contracheque RN, você deve:

  • Acessar o site SEARH RN
  • No menu horizontal logo na parte superior da homepage, na aba “Serviços”, clique em “Consulta de contracheque” conforme indicado na imagem

portal-do-servidor-rn-2

  • Você então será redirecionado a uma nova página. No campo “Acesse o Seu Contracheque”, clique em “Funcionários Ativos / Inativos”
  • Forneça as informações solicitadas como Matrícula, Senha, Vínculo, Tipo da Folha e o Mês e Ano de referência para a emissão do documento
  • Se suas informações estiverem corretas o arquivo será gerado e então você poderá imprimir e acessar o portal do servidor contracheque quando for necessário!

Portal do Servidor – Comprovante de Rendimentos

Assim como a consulta contracheque, o Comprovante de Rendimentos é um documento válido como meio de comprovar renda.

Ele se difere do contracheque, pois no Comprovante, há a renda bruta anual do servidor.

Sua principal finalidade é servir como base para a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e é emitido anualmente pelo empregador!

Para acessar o seu comprovante de rendimentos, você deverá seguir o mesmo caminho do acesso ao contracheque.

No entanto, no menu principal da homepage do SEARH, clique em “Imposto de Renda”;

Então clique no link “Comprovante de Rendimentos”

Você ainda precisará preencher os campos solicitados e então o arquivo será gerado que você possa fazer a declaração de IR!portal-do-servidor-rn-3

Recadastramento Anual RN

Os servidores públicos inativos do RN precisam fazer sues recadastramentos anuais.

Apenas por meio deles o governo tem controle sobre as atualizações cadastrais dos aposentados ou pensionistas do INSS.

Sem o recadastramento, a folha de pagamento do servidor inativo é bloqueada e ele pode ficar sem receber sua aposentadoria ou pensão.

O recadastramento pode ser feito de forma presencial nas unidades de atendimento do IPERN ou então pelo site.

Para isso, o pensionista deve acessar o site “ipe.rn.gov.br”, e no link Recadastramento emitir se formulário.

Após imprimir e preencher deve reconhecer firma em cartório, anexar cópias também autenticadas de CPF, RG, Comprovante de Residência e Certidão de Nascimento ou Casamento.

Após este processo, envie à sede do IPERN por meio dos Correios!