Skip to content

Portal do Servidor PI – Contracheque, Recadastramento

portal-do-servidor-pi-3

Com o advento da informatização de diversos serviços, inclusive no setor público, os estados brasileiros passaram a oferecer um grande benefício aos trabalhadores públicos: O Portal do Servidor. Com o estado do Piauí não foi diferente, e, no Portal do Servidor PI , os funcionários podem ter acesso a diversos serviços.

A principal função do Portal do Servidor PI é permitir a consulta de contracheque aos servidores. Por isso, o site contracheque.pi.gov é o domínio utilizado para acessar os serviços que o funcionário precisa!




Além da consulta contracheque, o servidor pode acessar o portal do servidor PI para emitir Comprovante de Rendimentos, acessar Tabela de Pagamento e avisos em geral do governo.

Desta forma, além do contracheque PI, o funcionário pode, por conta própria, realizar as consultas que eventualmente precisar.

Esta é uma forma de possibilitar que o funcionário público não precise se dirigir aos setores financeiros ou de recursos humanos para emitir tais documentos. Com isso, você economiza tempo, já que não precisa enfrentar filas ou sequer sair de casa.

No portal do servidor contracheque, o funcionário poderá emitir seu documento de acordo com o mês selecionado. Ao emitir o documento, você poderá salvar o arquivo ou imprimi-lo.

Confira abaixo:

portal-do-servidor-pi

Portal do Servidor PI – Como Emitir Contracheque Online

O Portal do Servidor PI possibilita ao funcionário público a consulta e emissão do documento também conhecido como Holerite.




O Holerite ou Contracheque é um documento utilizado como forma de comprovar renda.

Ele é emitido mensalmente, e nele consta o salário mensal bruto do servidor, com os devidos benefícios e descontos de sua renda.

O Contracheque PI pode ser solicitado em muitas situações em que é preciso comprovar renda.

Abertura de contas em bancos, contratação de empréstimos, financiamentos, solicitação de cartões e crediários são algumas situações onde o indivíduo precisa comprovar sua renda.

Somente mediante a apresentação do documento, que é emitido pelo empregador, isso é possível!

Como Consultar Contracheque no Portal

Para acessar o portal do servidor contracheque PI, é necessário que você esteja munido de sua matrícula (número funcional) e sua senha.




Caso você ainda não possua uma senha cadastrada, você poderá validar uma no mesmo endereço eletrônico!

Para saber como entrar no portal do servidor, confira as dicas:

  • Acesse o site pi.gov.br
  • No campo “Consulta ao Contracheque”, insira o mês de referência que você deseja emitir seu contracheque PI; sua matrícula; sua senha e o código de segurança, no campo indicado na imagem abaixo:

portal-do-servidor-pi-2

  • Clique em “Consultar”;
  • Você será redirecionado à página do seu contracheque e poderá fazer o download do arquivo ou imprimir diretamente!

Como Acessar o Comprovante de Rendimentos

Outra funcionalidade disponibilizada pelo Portal do Servidor PI, é a emissão do Comprovante de Rendimentos.

Este é um documento utilizado para comprovar sua renda, assim como o contracheque.

No entanto, no comprovante de rendimentos, haverá sua renda bruta anual.

Desta forma, será possível consultar todo o seu rendimento do ano anterior, com os devidos acréscimos e descontos em seu salário.

O Comprovante de Rendimentos é utilizado para fins de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e é emitido no primeiro trimestre do ano pelo empregador.

Para consultá-lo, você deve acessar o Portal do Servidor PI, pelo mesmo endereço do contracheque, e, na lateral direita da página, clique em “Rendimentos”.

Selecione o ano que você deseja acessar, forneça seus dados de acesso e o arquivo será gerado!

portal-do-servidor-pi-3

Portal do Servidor PI – Recadastramento

Embora o servidor público tenha alguns benefícios e amparo do Governo, ele também possui algumas obrigações.

Uma delas é realizar, anualmente, o seu recadastramento.

Somente desta forma é possível manter seus dados cadastrais atualizados e permitir que continue exercendo seu cargo da devida forma.

Para isso, o governo disponibilizou o site “atualização2017.pi.gov”.

Por meio dele, o servidor encontrará todo o aparato necessário para realizar seu recadastramento, além de telefones de contato e documentação necessária!