Skip to content

Portal do Servidor MG – Contracheque e Recadastramento

dctf

Portal do Servidor MG é uma plataforma disponibilizada pelo governo mineiro em que os servidores públicos têm acesso. Neste site é possível ter acesso a diversos serviços e consultas como consulta de contracheque, dados levantados pela Transparência etc.

Com o advento da internet, a população se beneficiou na medida em que tem acesso a serviços e informações sem que, atualmente, precisem sequer sair de casa ou telefonar para a instituição.




Este é o caso do Portal do Servidor MG – seu uso disponibiliza diversas funções às quais os empregados públicos podem usufruir quando e como quiserem, no conforto de suas casas. Consulta e validação de contracheque, Margem de consignação, Avaliação de desempenho são apenas alguns dos serviços que estão disponíveis no site.

É por meio do Portal do Servidor MG que os cidadãos mineiros que trabalham em órgãos públicos solicitam informe de rendimento, para declaração de Imposto de Renda, por exemplo.

Além da consulta portal servidor contracheque, a população também é beneficiada com informações sobre seus cargos, férias, licenças, quinquênios e demais situações que o servidor possa estar envolvido.

O Portal do Servidor possibilita o acesso a diversas informações e serviços do estado, além de informações gerais do Governo. A Secretaria da Fazenda de MG é o órgão responsável pelo Portal do Servidor.

O acesso ao Portal do Servidor MG é feito pelo uso do CPF e senha criadas no momento do cadastro. Por isso, para saber como entrar no Portal do Servidor, é importante estar munido com sua documentação.

portal-do-servidor-mg-2

Portal do Servidor MG – Como Emitir Contracheque Online

O contracheque, também conhecido como holerite, serve para que o servidor possa acompanhar seu salário.




Desta forma, o trabalhador tem acesso aos devidos descontos que acontecem para o pagamento de INSS, por exemplo.
Portanto, poderá averiguar se seu salário está de acordo com as regularidades exigidas.

Além disso, o contracheque pode ser usado como um comprovante de renda para abertura de contas e cadastros em geral.

Ter o documento à mão é uma facilidade e a consulta contracheque pode ser feita de forma totalmente online, no local em que o trabalhador escolher.

Se você é um servidor público de Minas Gerais, o Portal do Servidor MG é o local em que você poderá ter acesso ao seu contracheque.




Para emitir seu contracheque, siga as seguintes instruções:

  • Acesse o Portal do Servidor MG;
  • Na homepage, no canto esquerdo, há o menu principal organizado verticalmente. Você deverá clicar em “Emissão de Contracheque”, conforme a imagem

portal-do-servidor-mg

  • Após clica neste campo, você deverá informar seu MASP, sua Senha e o Código Captcha. Clique em “Entrar”.
  • Após logar no sistema, o servidor público deverá preencher o mês e ano de referência para qual deseja ter acesso ao contracheque. Atenção! A consulta deve ser feita referente ao mês anterior do mês em que você deseja ter acesso ao contracheque.
  • Depois de concluir este processo, aparecerá a tela de ContraCheque. Se você quiser, poderá imprimir ou, se clicar em “Sair”, voltará à tela inicial!

Como Consultar Contracheque no Portal

A partir dos passos informados acima, o servidor poderá ter acesso ao seu Contracheque quando quiser.

Desta forma, não precisará se dirigir à instituição em que trabalha para solicitar o holerite.

Se, por algum motivo, você precisar validar seu contracheque, esta opção também está disponível dentro do site, juntamente com a opção de emissão do documento.

Vale lembrar que o contracheque pode ser solicitado em casos diversos além de ser emitido para simples consultas.

Por isso, ao acessar portal do servidor contracheque MG, informe seus dados cadastrais corretamente para que seu acesso não seja bloqueado!

portal-do-servidor-mg-1

Como Emitir Informe de Rendimentos no Portal

Assim como para emitir contracheques, o processo para emissão de informe de rendimentos é bem simples e rápido!

O informe de rendimentos é largamente utilizado para que o contribuinte possa comprovar sua renda diante do Imposto de Renda.

Neste documento consta o rendimento anual bruto, acrescido de férias e décimo terceiro salário.

As prefeituras ou órgãos públicos são responsáveis pela emissão anual deste documento a cada servidor público em época de declaração de Imposto de Renda.

Além de órgãos públicos, o empregador, de forma geral, é quem deve emitir o documento a todos os necessários, para que eles possam utilizar conforme acharem melhor.

Todo ano possui um prazo pré-estabelecido para a emissão e entra do Informe de Pagamentos, que deve sempre obedecer a data anterior à da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

No entanto, no Portal do Servidor MG é possível emitir o documento sozinho, sem a intervenção de terceiros, de forma rápida e cômoda.

Para que você possa solicitar a emissão do Informe de Rendimentos, o processo é bem parecido ao anterior.Para isso, o primeiro passo é que o servidor acesse o Portal do Servidor MG.

Já no site, no menu principal que fica verticalmente instalado ao canto esquerdo da tela, deverá clicar em “Informe de Rendimentos”.

Você precisará informar seus dados de login no portal.

Em seguida, você terá acesso ao seu Informe de Rendimentos e ele estará disponível para download e impressão, conforme sua necessidade!

Portal do Servidor MG – Recadastramento

O Recadastramento dos Servidores Inativos deve ser feito de forma anual, assim como dos servidores afastados preliminarmente à aposentadoria ou pensionistas especiais.

Este procedimento de Recadastramento Anual é obrigatório em todo o território nacional e indispensável!

Apenas desta maneira o Estado mantém, juntamente ao banco conveniado, os dados devidamente atualizados e, desta forma, os pagamentos mensais continuem de forma normal.

Para que a suspensão do pagamento não ocorra, o beneficiário deve se dirigir a alguma unidade credenciada no mês de seu aniversário.

Esta visita tem que acontecer de forma que o beneficiário esteja munido de toda a documentação necessária para realizar o procedimento – de acordo com o tipo de benefício, A ou B.

Documentação necessária para o atendimento

      • Documento original de identidade oficial com foto recente;
      • Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
      • Comprovante atual de endereço;
      • Cartão magnético da conta de recebimento dos proventos, quando o recadastramento for realizado em agência do Banco do Brasil S.A.

Locais de recadastramento de Servidores Inativos

    • Agências do Banco do Brasil (para clientes do Banco ou aqueles que têm portabilidade);
    • Unidades de Atendimento Integrado (Postos UAI);
    • Escritório de Representação da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), localizado em Brasília (DF);
    • Administrações Fazendárias (AF) localizadas em cidades do interior;
    • Serviços Integrados de Assistência Tributária e Fiscal (SIAT).