Skip to content

Portal da Transparência

portal-da-transparencia

Afim de tornar alguns assuntos mais claros para a população, o governo brasileiro colocou no ar o Portal da Transparência. Essa é uma maneira de confirmar que o dinheiro público está sendo usado com coerência.

Apesar de ser de imensa importância, muita gente desconhece a existência do portal, e sequer sabe como utilizar a ferramenta.

Mas tudo aquilo que você gasta com compras, insumos e necessidades básicas gera verba para o estado ou município em que você vive. E nada mais justo do que ter plena certeza de que isso está sendo aplicado de forma devida.




Se você tem dúvidas a respeito do Portal da Transparência, vamos lhe ajudar explicando o que, exatamente, ele é, e como pode ser útil para a população de modo geral.

portal-da-transparencia

O Que é Portal da Transparência?




O Portal da Transparência, como o nome sugere, é um espaço virtual onde é possível ver de forma clara e objetivo como está sendo usado o dinheiro público. Através dele, você consegue analisar o trabalho dos gestores de seu estado.

Lá estão disponíveis dados a respeito de todos os recursos que são emitidos e utilizados pelo governo federal.

A sua criação aconteceu há mais de 10 anos, em 2004, e desde então o Portal da Transparência se propõe a trazer informações de extrema relevância para a sociedade, empresas e tudo o que movimenta o país.

Trata-se, portanto, de um guia sobre toda a condição financeira do Brasil, e serve como termômetro para que você escolha seus candidatos, e entenda como está tramitando o dinheiro público pelo Brasil.

Como Funciona o Portal da Transparência?

O funcionamento do Portal da Transparência é muito simples. Qualquer pessoa pode acessar o site, desde que esteja em um dispositivo com conexão à internet.

O Portal promove uma parceria entre o governo e o cidadão comum, que pode agir como um fiscal do uso dos recursos públicos, fazer consultas e entender quais são os investimentos que estão sendo realizados.

Basta acessar o portal e realizar pesquisas sobre salários de gestores, receitas, investimentos e demais ações orçamentárias. Os dados são atualizados diariamente!

Como ver salários no portal

Para consultar um salário no Portal da Transparência você precisa acessar o site do estado que quer consultar.

Na página você deve preencher os campos solicitados.

Se preferir, pode fazer o download de um arquivo com as informações referente a todos os servidores públicos. Assim você verá quais são os valores de salários pagos no mês anterior.

Você também pode acessar o Manual para aprender, passo a passo, como utilizar o Portal da Transparência. O Manual é baixado em PDF, e traz todas as informações sobre como utilizar a página para qualquer pesquisa que você queira fazer.

Como consultar receitas?

Também é possível pesquisar receitas. Você deve acessar o Portal da Transparência do seu estado.

Informar os dados que lhe interessam para direcionar a pesquisa. Defina o ano que deseja consultar e se quer fazer a busca por órgão ou receita. 

Depois disso é só clicar em “pesquisar”. Em seguida aparecerá um relatório com todas as informações organizadas de acordo com a informação que você forneceu, e como guiou a sua pesquisa.

O Portal da Transparência é de imensa importância em tempos de tantas investigações.