Skip to content

Portal do Servidor RS





Por meio do Portal do Servidor RS os servidores públicos do Rio Grande do Sul podem ter acesso a diversos serviços e consultas de forma totalmente virtual. O Portal do Servidor é um órgão subordinado ao RHE – Recursos Humanos no Estado do Rio Grande do Sul.

Se antigamente esta realidade era diferente e, para que o funcionário público pudesse ter acesso ao seu contracheque, deveria solicitar ao empregador, hoje ele pode fazer de forma autônoma e independente, no âmbito virtual.

Além da consulta de Contracheque, o servidor pode consultar o calendário de pagamentos, Informe de Rendimentos, Avisos Gerais, Comunicados do Governo, além das diversas outras opções disponibilizadas pelo sistema.

Com o advento do Portal do Servidor, a população de servidores públicos pode ser beneficiada por um sistema modernizado e dinâmico para emitir seus próprios documentos comprobatórios de renda.

Seja qual for a finalidade, em algum momento da vida o servidor precisará de documentos de renda, seja para abertura de contas bancárias, para contratação de financiamentos, solicitação de cartões, solicitações de margem de crédito etc.




A partir do Informe de Rendimentos, outro documento comprobatório de renda (mas relativo à renda anual acrescida de férias e 13º salário), o servidor poderá declarar seu Imposto de Renda conforme as informações que constam no informe.

Confira abaixo:

portal-do-servidor-rs

Portal do Servidor RS – Como Emitir Contracheque Online

Para que o servidor possa ter acesso ao Portal Servidor Contracheque, o processo é bem simples!




O primeiro passo é que se tenha acesso à internet por meio de qualquer tipo de dispositivo – tablet, celular, computador, laptop…

  • O Servidor deve acessar o Portal do Servidor para consultar contracheque RS.
  • Após acessar o site, no menu principal do portal, que fica à direita da página, o servidor deve inserir seu código funcional e sua senha no campo indicado, conforme a imagem:

portal-do-servidor-rs-2

  • Após este processo, clique em “Entrar” e você terá acesso à página do seu Contracheque!

Como Consultar Contracheque no Portal

Após as instruções acima, o funcionário público saberá como entrar no portal do servidor.

Seja qual for seu objetivo, por meio deste contato dinâmico e virtual o servidor poderá, além de consultar seu contracheque, verificar informações como:

  • Informe de Rendimentos;
  • Calendário de Pagamentos;
  • Informações previdenciárias;
  • Informações e avisos em geral, importantes aos funcionários.





Se as informações estiverem todas corretas, o funcionário poderá solicitar qualquer serviço disponibilizado pelo Portal do Servidor.

Portal do Servidor – Informe de Rendimentos

Um dos principais documentos emitidos no Portal do Servidor RS é o Informe de Rendimentos.

Este é um documento onde consta a renda anal do servidor, bem como os devidos descontos que ocorrem na folha de pagamento.

A principal finalidade deste documento, que é entregue anualmente pelo empregador, é servir de base para declaração de Imposto de Renda.

Para que você possa realizar a emissão do Informe de Rendimentos, confira as instruções abaixo.

  • Acesse o Portal do Servidor RS da mesma forma ensinada e preencha seus dados, porém, no menu à esquerda, clique em “Extrato para Imposto de Renda”;
  • Preencha todas as informações solicitadas do servidor público e clique em “Confirmar”.





Após visualizar seu informe, você poderá utilizá-lo como preferir.

portal-do-servidor-rs-3

Recadastramento Anual pelo Portal

Há, no Portal do Servidor RS, uma aba no menu principal chama “Links Interessantes”.

Nele o servidor encontra, dentre outros, o SisRec – Recadastramento de Servidores Ativos.

Ao clicar nele, o servidor precisa fornecer seu CPF e sua senha para que este recadastramento possa ser realizado.

O recadastramento anual de servidores ativos é obrigatório no período entre o 1º dia do mês anterior e o último dia do mês posterior ao do aniversário do funcionário.

Somente nesta área o servidor poderá atualizar seu recadastramento!